SEMANA DA PÁTRIA
INDEPENDÊNCIA: CONQUISTA DA CIDADANIA QUE SE FAZ A CADA MOMENTO
2008
01-Justificativa
É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
02-Objetivos:
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de:
*Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais.
*Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários.
*Cantar e interpretar o Hino Nacional.
*Conhecer e localizar os estados e suas capitais com suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
*Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados.
03-Desenvolvimento
02/09-Abertura-7:30 h-Hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional-Direção.-Direção
Paródias – Pátria;
Trabalhar o Hino Nacional-Ilustração e significado das palavras desconhecidas
Confecção de murais; a escola será ornamentada com os trabalhos dos alunos.
Ás 17:30-descimento da Bandeira Nacional
03/09-Sala de informática: Turmas envolvidas – 5ºséries-Interpretação do Hino Nacional
Sala de aula – Trabalhar os símbolos da pátria – pesquisas, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
04/09-Sala de Informática-Turma envolvida 6º séries – Trabalhando o mapa do Brasil-estados e capitais e suas respectivas siglas
sala de aula-Trabalhando as diversidades das regiões do Brasil como dados de : população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima.
05/09-Sala de Informática-Turmas de Informática-Turma envolvidas 7º série-Símbolos da Pátria
Sala de aula-Confecções de mapas e país
Cidadania – A importância de votar 7º e 8º
06/09-Sala de Informática-Turmas envolvidas 8º série.
Sala de aula-Produção de Texto-Sugestões de temas:
Brasil sempre Brasil
A pátria se constrói.
Brasil, terra que amo.
Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
Brasil mostra a sua cara;
Outras Atividades
Concurso do Hino Nacional-Paródia
Coro falado;
Slogan;
Poesias;
Danças;
Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
Confecções de faixas;
Palavras cruzadas e caça-palavras
Seminário;
Debate
Sugestões para o debates:
O que é ser patriota hoje no Brasil?
Cidadania-como coloca-la em prática?
A importância do voto
04-Culminância
Turno Matutino: Passeata Cívica
Turno Vespertino: Jogos- sob coordenação do professor de Ed. Física (organizar torneios ou gincana)
05-Avaliação
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria- Independência- Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.
02-Objetivos:
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de:
*Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais.
*Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários.
*Cantar e interpretar o Hino Nacional.
*Conhecer e localizar os estados e suas capitais com suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
*Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados.
03-Desenvolvimento
02/09-Abertura-7:30 h-Hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional-Direção.-Direção
Paródias – Pátria;
Trabalhar o Hino Nacional-Ilustração e significado das palavras desconhecidas
Confecção de murais; a escola será ornamentada com os trabalhos dos alunos.
Ás 17:30-descimento da Bandeira Nacional
03/09-Sala de informática: Turmas envolvidas – 5ºséries-Interpretação do Hino Nacional
Sala de aula – Trabalhar os símbolos da pátria – pesquisas, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
04/09-Sala de Informática-Turma envolvida 6º séries – Trabalhando o mapa do Brasil-estados e capitais e suas respectivas siglas
sala de aula-Trabalhando as diversidades das regiões do Brasil como dados de : população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima.
05/09-Sala de Informática-Turmas de Informática-Turma envolvidas 7º série-Símbolos da Pátria
Sala de aula-Confecções de mapas e país
Cidadania – A importância de votar 7º e 8º
06/09-Sala de Informática-Turmas envolvidas 8º série.
Sala de aula-Produção de Texto-Sugestões de temas:
Brasil sempre Brasil
A pátria se constrói.
Brasil, terra que amo.
Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
Brasil mostra a sua cara;
Outras Atividades
Concurso do Hino Nacional-Paródia
Coro falado;
Slogan;
Poesias;
Danças;
Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
Confecções de faixas;
Palavras cruzadas e caça-palavras
Seminário;
Debate
Sugestões para o debates:
O que é ser patriota hoje no Brasil?
Cidadania-como coloca-la em prática?
A importância do voto
04-Culminância
Turno Matutino: Passeata Cívica
Turno Vespertino: Jogos- sob coordenação do professor de Ed. Física (organizar torneios ou gincana)
05-Avaliação
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria- Independência- Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário